Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Estação Espacial Internacional poderá ser observada do Ceará nesta semana; veja dias e horários

Com aparições rápidas no céu, o satélite artificial deve surpreender observadores com o seu brilho
16:22 | Mai. 11, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Estação Espacial Internacional, o maior artefato humano em órbita do planeta Terra, poderá ser observada a olho nu do Ceará durante esta semana, assim como em vários outros estados brasileiros. O equipamento fará passagens diárias visíveis no céu a partir desta segunda-feira, 11, até a próxima sexta-feira, 22, em quase todo território nacional. A visão deve parecer com um “planeta brilhante” e promete surpreender observadores pelo brilho. A primeira chance será nesta segunda-feira, às 18h32min.

De acordo com o Tenente Romário Fernandes, professor de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará (CMCB), a estação funciona como uma espécie de laboratório, onde especialistas testam, entre outros, o comportamento de fenômenos da natureza e de reações químicas em ambiente de microgravidade. O artefato circula o planeta Terra 15 vezes ao dia e permite que orbitantes analisem diversas paisagens diferentes, assim como observadores terrestres presenciem o fenômeno celeste a olho nu.

“É como um objeto brilhante se deslocando com velocidade, aparecendo e desaparecendo rapidamente no céu”, descreve Romário, afirmando que o artefato se parece com um “planeta brilhoso” e tem a “intensidade do brilho destacada mais do que a das estrelas”, sendo possível ainda que o brilho aumente de acordo com a posição em que a estação se encontra do Sol e do observador.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O tenente, que também é dono do canal no youtube chamado “AstronomicaMENTE”, informou ainda que a estação teve os primeiros módulos lançados ao espaço em 1998, sendo preciso 12 anos para que eles formassem o satélite e permitissem que o artefato recebesse tripulações.

Mais de 200 pessoas, de 19 nacionalidades distintas, já visitaram o local. Entre elas, Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço e que hoje atua como ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil.

Saiba como acompanhar o fenômeno celeste

A agência Nacional de Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos (Nasa) disponibiliza uma plataforma virtual para que seja possível acompanhar o movimento do satélite no Céu. Basta acessar o site e digitar o nome da cidade escolhida no explorador que se encontra ao centro da tela, clicando sobre o nome quando esse aparecer dentre as opções.

Uma espécie de mapa com marcadores azuis irá aparecer na sequência. Se a sua cidade não estiver com um desses ícones, selecione o ponto mais próximo que obter o indicador, clicando sobre ele. Em seguida, clique no link que aparecer e confira uma tabela em que será disponibilizado todos os horários da aparição do satélite na região escolhida.

É possível verificar ainda informações como o grau em que o artefato está se deslocando e a direção em que ele vai passar, orientando o observador sobre o ponto do horizonte que deve ser analisado no momento. Em Fortaleza, os horários das aparições do satélite variam conforme o dia da semana e são majoritariamente em períodos noturnos ou matinais.

Confira os horários em que será possível observar o fenômeno em Fortaleza

Lista de horários da Estação Espacial Internacional sobre Fortaleza
Lista de horários da Estação Espacial Internacional sobre Fortaleza (Foto: Reprodução)



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar