Astrônomos encontram o buraco negro mais próximo da Terra

Cientistas afirmam que esse sistema pode ser apenas a ponta do iceberg, pois muitos buracos negros semelhantes poderão ser encontrados no futuro.
14:02 | Mai. 06, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor

Cientistas do Observatório Europeu do Sul (ESO) descobriram o buraco negro mais próximo da Terra já visto, localizado a mil anos-luz de distância. De acordo com os astrônomos, o sistema está tão perto que “as estrelas que giram em torno dele podem ser vistas a olho nu”. O buraco negro foi observado como parte de uma pesquisa sobre sistemas de estrelas duplas. As informações foram publicadas em estudo do ESO, nesta quarta-feira, 6.

Durante a análise do sistema de estrela dupla, os cientistas foram surpreendidos com a constatação de um terceiro corpo, um buraco negro escondido entre as estrelas. Para isso, foi utilizado um telescópio MPG/ESO de 2,2 metros. Conforme observado, uma das duas estrelas visíveis orbita um objeto invisível a cada 40 dias, enquanto a segunda estrela está a uma grande distância desse par interno.

Leia também | Última Superlua do ano estará visível nesta quinta-feira, 7; próxima acontece só em abril de 2021

Diferente dos outros sistemas, o buraco negro encontrado não interage violentamente com o ambiente. Mas a equipe pôde identificar sua presença e calcular sua massa estudando a órbita da estrela no par interno. “Um objeto invisível com uma massa pelo menos quatro vezes maior que a do Sol pode ser apenas um buraco negro ”, concluiu o cientista do ESO, Thomas Rivinius, que liderou o estudo.

Os cálculos dos pesquisadores revelam que o objeto é um buraco negro de massa estelar, formado pelo colapso de uma estrela prestes a morrer. O sistema onde o buraco negro foi encontrado está tão próximo da Terra, que “suas estrelas podem ser vistas do hemisfério sul em uma noite escura e clara, sem binóculos ou telescópio”, afirmam. O sistema foi batizado de HR 6819.

Depois dele, o buraco negro mais próximo já identificado está a 3 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação de Monoceros. “Deve haver centenas de milhões de buracos negros por aí, mas conhecemos muito poucos. Saber o que procurar deve nos colocar em uma posição melhor para encontrá-los ”, diz Rivinius