PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Sopa de morcego pode ser responsável por disseminação do novo tipo de coronavírus

No preparo do alimento, que é consumido em larga escala na cidade onde a patologia surgiu, o mamífero é cozido inteiro e tem a sua barriga aberta

16:02 | 23/01/2020
Sopa de morcego, comum na China
Sopa de morcego, comum na China (Foto: Reprodução/ Redes sociais)

Um estudo publicado na última terça-feira, 21, pela revista Science China Life Sciences, apontou que o novo tipo de coronavírus está diretamente relacionado a uma cepa existente em morcegos. A suspeita agora é de que o vírus, que surgiu na cidade chinesa Wuhan, em dezembro de 2019, pode ter sido disseminado pelo consumo de uma sopa de morcego, comum na região.

A análise, patrocinada pela Academia Chinesa de Ciências de Pequim, comparou o genoma de cinco amostras do novo tipo de coronavírus com 217 entidades biológicas parecidas, coletadas em várias espécies, e concluiu que o morcego é o hospedeiro nativo do patógeno. Um segundo estudo, publicado no Journal of Medical Virology, identifica ainda as cobras como possíveis transmissoras.

A suspeita levantada após pesquisa é de que uma sopa de morcego teria disseminado o novo tipo do vírus. No preparo do alimento, que é consumido em larga escala na cidade de Wuhan e bastante comum na China, o mamífero é cozido inteiro e tem a sua barriga aberta. Imagens da sopa chegaram a viralizar nas redes sociais.

O coronavírus já provocou a morte de mais de 25 pessoas, com mais de 400 casos registrados. Após o primeiro registro de vítima, na cidade de Wuhan, China,uma série de casos passaram a acontecer na região, que chegou a ser isolada. Outros países da Ásia, como Tailândia e Japão, também registraram casos.

O Brasil chegou a ter uma suspeita de infecção pelo vírus em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas foi descartada pelo Ministério da Saúde. Inicialmente o coronavírus foi identificado como uma pneumonia de origem não identificada. Entre os sintomas estão: febre, dor e dificuldade de respirar. As informações são do Portal Extra.