Participamos do

Papa nomeia uma mulher para importante cargo na Secretaria de Estado

19:57 | Jan. 15, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

O papa Francisco nomeou pela primeira vez uma mulher, a advogada italiana Francesca Di Giovanni, como subsecretária da Secretaria de Estado, informou o Vaticano nesta quarta-feira.

Di Giovanni, 66 anos, com vasta experiência, será responsável pela seção especializada em relações com os Estados.

A funcionária, que trabalha no Vaticano há 27 anos, ficará subordinada diretamente ao cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nascida em Palermo, em 1953, a nova subsecretária é licenciada em Direito, treinada pelo movimento católico dos Focolares e é especialista, entre outros, em migração, refugiados, direito internacional humanitário, status da mulher, propriedade intelectual e turismo.

"O Santo Padre tomou uma decisão inovadora, certamente, que representa um sinal de atenção para com as mulheres", reconheceu Di Giovanni em declarações ao jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano.

De qualquer maneira, a nova subsecretária considera que sua posição "está ligada à tarefa, e não ao fato de ser mulher", enfatizou.

kv/mb/cn

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar