Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Inteligência artificial é mais precisa no diagnóstico de câncer de mama que médicos, afirma estudo britânico

A máquina reduziu resultados falsos positivos e falsos negativos, podendo acelerar diagnóstico e aliviar o trabalho de profissionais da saúde
10:37 | Jan. 03, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma pesquisa publicada na revista Nature indica que inteligência artificial (IA) é mais precisa que médicos no diagnóstico de câncer de mama a partir de mamografias.

Pesquisadores do Google Health e da universidade Imperial Collon London desenvolveram um modelo de computador que analisa raios-X de mamas de pacientes. Treinada com exames de quase 29 mil mulheres, a IA foi capaz de reduzir em 1,2% os falsos positivos e em 2,7% os falsos negativos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os resultados significam mais eficiência no diagnóstico da doença. Atualmente, cada mamografia deve ser analisada por dois médicos - e um terceiro, em caso de discordância entre os primeiros. Já com a inteligência artificial, as etapas de análise poderiam ser reduzidas, acelerando o diagnóstico e aliviando o trabalho dos profissionais.

Por outro lado, a pesquisa ainda está em fase inicial e não significa substituir a avaliação humana dos exames. Mesmo que os hospitais utilizassem a IA, um médico continuaria responsável pela aprovação dos resultados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar