Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ataque com faca deixa cinco feridos em casa de um rabino em Nova York

12:13 | Dez. 29, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

Um homem esfaqueou e feriu cinco pessoas na casa de um rabino no norte de Nova York durante uma festa para celebrar o Hanukkah judaico na noite de sábado.

As vítimas, todos membros da fé judaica, foram transportados para hospitais locais - dois em estado crítico, tuitou o Conselho de Assuntos Públicos Judaicos Ortodoxos (OJPAC).

O suspeito foi preso, disse a polícia local de Ramapo em um comunicado no Facebook.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse em um comunicado que ficou "horrorizado com o ato desprezível e covarde", e havia ordenado à Força Tarefa de crimes de ódio da Polícia Estadual que investigasse o caso.

"Temos uma tolerância zero ao antissemitismo em Nova York e responsabilizaremos o agressor por toda a extensão da lei", tuitou.

A CBS New York informou que um homem com um facão entrou na propriedade do rabino em Monsey, estado de Nova York, uma área com uma grande população judaica, e matou pelo menos três pessoas antes de fugir.

"Eu estava rezando pela minha vida", contou Aron Kohn, 65 anos, ao New York Times, descrevendo a faca usada pelo agressor como "do tamanho de uma vassoura".

Yossi Gestetner, cofundador do OJPAC para a região do Vale do Hudson, disse ao New York Times que uma das vítimas era filho do rabino.

"A casa tinha dezenas de pessoas lá", disse Gestetner.

"Era celebração do Hanukkah", acrescentou.

Em Israel, o presidente Reuven Rivlin expressou seu "choque e indignação" em relação ao ataque.

"A ascensão do antissemitismo não é apenas um problema judaico, e certamente não é apenas o problema do Estado de Israel", disse ele em comunicado.

"Devemos trabalhar juntos para enfrentar esse mal, que está erguendo a cabeça novamente e é uma ameaça genuína em todo o mundo".

A polícia americana está enfrentando uma série de ataques contra alvos judeus nos últimos anos.

Seis pessoas, incluindo dois suspeitos, foram mortas em um tiroteio em Jersey City em uma lanchonete kosher no início deste mês, o que, segundo as autoridades, é alimentada em parte pelo antissemitismo.

Após o ataque de sábado, o prefeito Bill de Blasio tuitou que conversou com amigos judeus de longa data que temem mostrar sua fé publicamen te.

"Não permitiremos que isso se torne o novo normal", escreveu ele.

"Usaremos todas as ferramentas necessárias para impedir esses ataques de uma vez por todas", concluju.

bur-ind/aph/cn

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar