PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Fogo destrói 120 casas em Valparaíso, no Chile; país declara estado de alerta

Pelo menos 100 hectares foram consumidos pelas chamas e que os habitantes foram retirados da área. As chamas seguem ativas. Mais de 90 mil pessoas ficaram sem luz elétrica

15:07 | 25/12/2019
NNN
NNN (Foto: RAUL ZAMORA / AFP)

Um incêndio na cidade de Valparaíso, no Chile, iniciado na terça-feira, 24, véspera de Natal, e que continua ativo, destruiu pelo menos 120 casas e teria deixado mais de 90 mil pessoas sem luz. O fogo começou numa floresta próxima à cidade e rapidamente atingiu alguns dos bairros mais pobres. 

Além da população sem energia, duas escolas foram transformadas em centros de abrigo para quem teve de abandonar suas casas. Valparaíso fica a cerca de 100 quilômetros a leste da Capital Santiago. Por enquanto, não há registro de vítimas.

As autoridades decretaram alerta vermelho na cidade e 28 equipes de bombeiros estão no local. A polícia investiga as causas do incêndio. Há suspeitas de que tenha sido provocado de forma criminosa.

A Comissão Nacional de Florestas do Ministério da Agricultura informou, em mensagem no Twitter, que pelo menos 100 hectares foram consumidos pelas chamas e que os habitantes foram retirados da área.

O Corpo de Bombeiros de Valparaíso esvaziou a área atingida pelo incêndio e montou um cerco para impedir a entrada de moradores no povoado. Os agentes de Valparaíso e de Vina del Mar receberam o apoio de helicópteros e aviões no combate ao fogo.