PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Empresa cria equipamento capaz de diagnosticar 13 tipos de câncer em até duas horas

O dispositivo foi criado em parceria com a Universidade Médica de Tóquio e Instituto Nacional de Pesquisa de Câncer do Japão e deve custar 20.000 ienes, aproximadamente R$ 518

18:37 | 12/12/2019
O exame pode ajudar no diagnóstico de cânceres que estão em estágio inicial, fator que facilita e aumenta as chances de cura da doença.
O exame pode ajudar no diagnóstico de cânceres que estão em estágio inicial, fator que facilita e aumenta as chances de cura da doença. (Foto: Reprodução / Toshiba Corp.)

A Toshiba revelou que desenvolveu tecnologia capaz de ajudar no diagnóstico precoce de vários tipos de câncer. O novo método pode detectar até treze tipos da doença a partir da coleta de apenas uma gota de sangue. O resultado é divulgado em apenas duas horas e tem 99% de precisão, conforme a empresa.

O dispositivo foi criado em parceria com a Universidade Médica de Tóquio e Instituto Nacional de Pesquisa de Câncer do Japão e deve custar 20.000 ienes, aproximadamente R$ 518.

De acordo com a empresa, pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do dispositivo afirmam que o exame pode ajudar no diagnóstico de cânceres em estágio inicial, fator que aumenta as chances de cura da doença.

Cânceres de estômago, esôfago, pulmão, fígado, vias biliares, pâncreas, intestino, ovário, próstata, bexiga, mama, sarcoma e glioma são os tipos de câncer que podem ser detectados. O exame analisa os tipos e a concentração molecular de microRNA que foram secretadas no sangue pelas células cancerígenas.

Em coletiva de imprensa, Koji Hashimoto, do Laboratório de Pesquisa Frontier da Toshiba, falou sobre as vantagens do novo equipamento da empresa. “Em comparação com os métodos de outras empresas, temos uma vantagem no grau de precisão na detecção do câncer, no tempo necessário para a detecção e no custo”, ressaltou.