Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Médicos espanhóis revivem mulher após mais de seis horas de parada cardíaca

Dispositivo de ressuscitação usado pela primeira vez na Espanha possibilitou que médicos recuperassem os sinais vitais da paciente mesmo após longo tempo sem sinais vitais
15:54 | Dez. 05, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

Médicos espanhóis conseguiram salvar a vida de uma britânica que passou mais de seis horas em parada cardíaca após sofrer hipotermia durante uma excursão nas montanhas, informaram nesta quinta-feira em entrevista coletiva.

"É como um milagre", reconheceu Audrey Marsh, de 34 anos, em entrevista coletiva em Barcelona com os médicos que conseguiram salvar sua vida em 3 de novembro.

"É a parada cardíaca mais longa com recuperação já documentada na Espanha. Nos Alpes e na Escandinávia existem casos documentados semelhantes", disse à AFP o médico Eduard Argudo, responsável pela reanimação no hospital Vall d'Hebron de Barcelona.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A mulher, residente nesta cidade, perdeu a consciência por volta das 13h00 quando foi surpreendida por uma tempestade de neve durante uma travessia pelos Pirenéus (cordilheira no norte da Espanha) com o marido.

Quando a equipe de resgate os alcançou às 15h35, a mulher não apresentava sinais vitais ou atividade cardíaca e sua temperatura corporal era de 18 graus.

As primeiras manobras de ressuscitação não tiveram efeito e ela foi levada de helicóptero para o hospital de Barcelona, que possui um dispositivo inovador chamado ECMO.

Este dispositivo, usado pela primeira vez na Espanha para ressuscitação, consiste em uma máquina que se conecta ao sistema cardíaco do paciente para substituir a função pulmonar e cardíaca.

A máquina retira o sangue de uma veia, o aquece, o oxigena e o reintroduz no corpo através de uma artéria.

Por volta das 21h45, mais de seis horas depois que as equipes de resgate a encontraram em parada cardíaca e quando seu corpo já havia atingido 30 graus, os médicos tentaram ressuscitá-la.

"Decidimos realizar uma descarga elétrica para tentar despertar seu coração e foi assim que aconteceu", disse Argudo.

Segundo o médico, parte do sucesso se deve à hipotermia.

"A hipotermia mata e salva ao mesmo tempo. Com o frio, o metabolismo diminui, os órgãos precisam de menos sangue e menos oxigênio e isso permite que o cérebro fique bem", explicou.

A recuperação foi extraordinariamente rápida e, seis dias depois, ela já havia deixado a unidade de terapia intensiva sem sequelas neurológicas.

Suas mãos ainda não recuperaram toda a mobilidade, mas "ela tem vida praticamente normal" e "voltará ao trabalho nos próximos dias", informou o hospital em comunicado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar