Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Irã: 40 pessoas são detidas em protesto contra aumento da gasolina

09:24 | Nov. 17, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quarenta pessoas foram presas na cidade de Yazd, no centro do Irã, durante confrontos com a polícia, em protestos contra o aumento dos preços da gasolina, informou hoje (17) a agência Isna.

Os detidos são considerados "desordeiros", acusados de vandalismo e a maioria deles não é da região, disse o procurador provincial Mohammad Hadadzadeh, citado pela Isna.

O líder supremo do Irã manifestou apoio à decisão do governo de aumentar os preços da gasolina e chamou alguns dos manifestantes de "bandidos" ajudados pelos inimigos do país, segundo a televisão estatal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os comentários do aiatolá Ali Khamenei foram feitos um dia após protestos contra o aumento em 50% dos preços da gasolina. Foi bloqueado o tráfego nas principais cidades e registrados  confrontos entre manifestantes e a polícia.

Na sexta-feira (15), uma noite de manifestações foi marcada pela violência, com a morte de pelo menos uma pessoa.

O civil morreu em Sirjan, no centro do Irã, informou a Isna.

As manifestações foram "significativas" em Sirjan (centro), onde as "pessoas atacaram um depósito de gás da cidade e tentaram incendiá-lo".

Outros protestos ocorreram em Mashhad (norte), no sul de Ahvaz, Shiraz, Bandar Abbas e Birjand (leste), mas também em Gachsaran, Abadan, Khoramshahr e Mahshahr, no sudoeste, com os manifestantes bloqueando estradas.

O Irã, que vive grave crise econômica, anunciou na última sexta-feira o aumento em pelo menos 50% do preço da gasolina, com o objetivo de modificar o caro sistema de subvenção dos combustíveis e lutar contra o contrabando.

No Irã, um dos países onde a gasolina é mais subsidiada, o preço do litro era até agora de 10.000 riais iranianos, menos de oito cêntimos de euro.

As receitas da subida dos preços destinam-se a subsidiar 60 milhões de iranianos com necessidades, declarou o responsável pela Planificação e Orçamento, Mohammad Bagher Nobakht.

Encorajado pelo baixo preço, o consumo de combustível é elevado no Irã, onde os 80 milhões de habitantes consomem em média 90 milhões de litros por dia.

Os baixos preços conduzem ainda a um contrabando elevado, que a Irna estima entre 10 e 20 milhões de litros por dia, sobretudo para o vizinho Paquistão, onde o combustível é mais caro.

A inflação é superior a 40% no Irã.

*Emissora pública de notícias de Portugal

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar