Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Iraque: 63 pessoas são mortas em dois dias de protestos

11:28 | Out. 27, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pelo menos 63 pessoas foram mortas no Iraque nas últimas 48 horas em manifestações violentas contra o Governo, em Bagdá e no sul do país, indicou hoje a comissão governamental dos direitos humanos.

Segundo essa comissão, a maioria das mortes ocorreu nas províncias de Missane e Zir Qar, no sul do país, onde os manifestantes atacaram ou incendiaram sedes de partidos, de grupo armados e gabinetes de dirigentes.

Os protestos ocorreram até agora em duas fases. A primeira, entre 1º e 6 de outubro, provocou, segundo números oficiais, 157 mortos, quase todos manifestantes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A segunda começou na quinta-feira (24) à noite, após uma interrupção de 18 dias, por ocasião de uma importante peregrinação xiita, e fez até agora 63 mortos, de acordo com um balanço da comissão governamental de direitos humanos.

No total, 220 pessoas foram mortas desde o início desse período de manifestações.

Na sexta-feira (25) foram incendiadas sedes de partidos, gabinetes de deputados e sobretudo instalações de facções armadas do Hachd al-Chaabi, uma coligação de paramilitares, dominada por milícias xiitas pró-iranianas e aliada do governo iraquiano.

Hoje (27), três pessoas foram mortas quando incendiavam a casa de um chefe da segurança do conselho provincial de Zi Qar (no sul), de acordo com a comissão governamental dos direitos humanos.

Em Bagdá, foram mortas quatro pessoas que participavam nos protestos e que tentavam chegar à Zona Verde da capital, onde se situam os principais edifícios governamentais e embaixadas.

Centenas de iraquianos passaram a última noite na praça Tahrir e continuam a ocupar o local, garantindo que o seu protesto é pacífico.

A missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque  disse estar "muito preocupada com entidades armadas que procuram comprometer a estabilidade do país".

*Com informações da RTP, agência pública de Portugal

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar