Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Evo lidera eleição na Bolívia, mas não deve escapar de 2º turno

Resultados preliminares do primeiro turno da eleição na Bolívia divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) local mostram o Movimento ao Socialismo (MAS), partido do presidente do país e candidato à reeleição, Evo Morales, liderando a disputa com 45,28% dos votos, seguido pela chapa Comunidade Cidadã (CC), do principal candidato de oposição, Carlos Mesa, com 38,16% dos votos. Os números correspondem à última atualização da contagem, às 20h40 (de Brasília), com 83,76% das urnas apuradas.
A legislação eleitoral do país determina que um candidato só leva a presidência em primeiro turno se obtiver 50% dos votos mais um, ou se conquistar pelo menos 40% dos votos e se firmar a uma distância de 10 pontos percentuais do segundo colocado. Ou seja, pelo quadro atual, a disputa vai se encaminhar para um segundo turno entre Evo e Mesa daqui a cerca de 60 dias, em dezembro.
Na sequência vêm o Partido Democrata Cristão (PDC), cuja chapa é encabeçada pelo pastor evangélico Chi Hyun Chung, com 8,77% dos votos; a chapa Bolívia Diz Não, em referência ao referendo constitucional de 21 de fevereiro de 2016, liderada por Oscar Ortiz, com 4,41% dos votos; e o Movimento Terceiro Sistema (MTS), de Félix Patzi, com 1,26% dos votos. As outras siglas não alcançaram individualmente nem sequer 1% dos votos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar