Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

China quer investir na produção de carros elétricos no Uruguai

15:29 | Set. 03, 2019
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Investidores chineses querem produzir carros elétricos no Uruguai. A intenção é usar a planta já instalada da automotiva chinesa Lifan. As negociações, fruto de visita de representantes uruguaios à China, estão em curso e a produção pode começar no ano que vem.

Outro setor que deve receber investimentos chineses é o tecnológico. O Uruguai firmou um acordo de entendimento com a empresa Huawei, para o intercâmbio de formação profissional e troca de experiências em matéria de tecnologia 5G - que consiste na nova geração de tecnologia móvel, que substituirá a 4G.

O ministro da Indústria do Uruguai, Guillermo Moncecchi, afirmou que o país foi um dos primeiros a implantar a tecnologia 5G e que, agora, resta estender a todo o país.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As negociações com as empresas chinesas aconteceram durante uma visita de representantes uruguaios à China, organizada pela Uruguay 21, agência de promoção de exportações e investimentos.

Moncecchi defendeu a associação estratégica e o intercâmbio comercial entre China e Uruguai e destacou a boa relação diplomática que os países mantêm há 31 anos. Destacou, ainda, que o Uruguai provê serviços de alto valor agregado, especialmente em matéria de logística, fato que o capacita como porta de entrada de produtos na América Latina.

Defesa

Os ministérios da Defesa da China e do Uruguai firmaram ontem (2) um acordo de cooperação. Os objetivos são a investigação e aquisição de bens e serviços de defesa, além de apoio logístico e de manutenção da paz, assuntos relacionados à ciência, tecnologia, equipamentos militares (exercícios e treinamentos), assistência humanitária em casos de desastres e colaboração em antiterrorismo.

A cooperação se dará através de visitas de delegações, intercâmbio de instrutores e estudantes de instituições militares, cursos, conferências, visitas de barcos de guerra e eventos culturais e esportivos. É a primeira vez na história que um ministro de Defesa da China visita o Uruguai.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar