Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Terremoto de 6,8 graus na Indonésia provoca alerta de tsunami

Um terremoto de 6,8 graus de magnitude atingiu nesta sexta-feira, 2, o mar no sul do estreito que separa as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia. As ilhas são as mais povoadas do país, e fizeram as autoridades locais advertirem para a possibilidade da formação de tsunami.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o hipocentro do terremoto 90 quilômetros ao sudoeste da província de Banten, em Java, e a 42 quilômetros de profundidade. Ainda não há registros de vítimas ou danos materiais consideráveis.
O BMKG, serviço sismológico indonésio, mediu em 7,4 a magnitude do terremoto e advertiu que um possível tsunami poderia produzir ondas de até três metros de altura em várias áreas das ilhas de Java, Sumatra e Panaitan. As autoridades pediram que a população dessas regiões se desloque para zonas elevadas.
A Indonésia, arquipélago de 17.000 ilhas formado pela convergência de três grandes placas tectônicas (indo-pacífica, australiana e euroasiática), está sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica com 127 vulcões ativos na qual a cada ano são registrados cerca de 7.000 terremotos, a maioria de intensidade moderada. / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar