PUBLICIDADE
Mundo
NOTÍCIA

Três pessoas ficam feridas após serem chifradas em corrida com touros na Espanha

Festividades de São Firmino acontecem de 6 a 14 de julho, atraindo milhares de turistas do mundo inteiro

20:11 | 07/07/2019
Um boi de novilha salta sobre os participantes da arena após a segunda tourada do festival de San Fermin em Pamplona, ​​no norte da Espanha, em 8 de julho de 2019. - Em cada dia do festival seis touros são liberados às 8:00 (06:00 GMT) para correr de seu curral pelas estreitas ruas de paralelepípedos da cidade velha, em um percurso de 850 metros. À frente deles estão os corredores, que tentam ficar perto dos touros sem cair ou ser machucados.
Um boi de novilha salta sobre os participantes da arena após a segunda tourada do festival de San Fermin em Pamplona, ​​no norte da Espanha, em 8 de julho de 2019. - Em cada dia do festival seis touros são liberados às 8:00 (06:00 GMT) para correr de seu curral pelas estreitas ruas de paralelepípedos da cidade velha, em um percurso de 850 metros. À frente deles estão os corredores, que tentam ficar perto dos touros sem cair ou ser machucados.(Foto: ANDER GILLENEA / AFP)

Seis pessoas ficaram feridas durante o Encierro (corrida com touros) no primeiro dia das festividades de São Firmino, na Espanha, nesse sábado, 6. Dos feridos, três sofreram chifradas. O evento, que acontece até o dia 14 de julho, é responsável por reunir milhares de turistas na comunidade autônoma de Navarra, no norte do País.

O Governo Regional de Navarra divulgou balanço neste domingo, 7, informando que as pessoas “foram atendidas na Emergência do Complexo Hospitalar de Navarra”. Duas das pessoas chifradas são dos Estados Unidos e uma outra do município espanhol de Autol. As outras três pessoas feridas, todas espanholas, sofreram traumas leves na cabeça.

Conhecida por Encierro, a corrida com touros é uma prática festiva popular em que pessoas correm à frente de pequenas manadas de touros bravos, novilhos e vacas. De acordo com o site oficial das celebrações de São Firmino, este é “sem dúvida, o evento mais famoso das festividades de São Firmino”.

“Esta é uma corrida tensa e violenta de 848,6 metros, onde a possibilidade de ter um acidente está presente a qualquer momento. Esse perigo é gerado por touros, bem como por múltiplos fatores externos, como o grande número de corredores no percurso ou no ambiente de corrida”, define a organização.

“O Encierro está aberto a todos os adultos que queiram participar. Obviamente, quem decide participar do Encierro deve participar de maneira responsável e sempre respeitando as indicações da polícia e dos pastores, bem como uma série de normas básicas, cujo desrespeito leva a uma sanção econômica”.

Entre as normas estão desde a recomendação de não usar mochilas e celulares à obrigatoriedade de correr em linha reta, sem empurrar outros participantes, e à proibição de tocar no animais.

Redação O POVO Online