Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Médicos franceses suspenderão tratamento de paciente em estado vegetativo

11:13 | Jul. 02, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

Os médicos franceses suspenderão nesta terça-feira, 2, o tratamento que mantém a vida de Vincent Lambert, 42, um paciente em estado vegetativo há mais de uma década que se tornou um símbolo do direito à morte digna na França.

O médico de Lambert, Vincent Sánchez, informou à família por e-mail que tem a intenção de começar a retirar nesta terça o tratamento que mantém a vida do paciente, cumprindo uma decisão da Corte de Cassação francesa na sexta-feira, 28 de junho.

O enfermeiro Vincent Lambert está em estado vegetativo desde 2008, quando sofreu um acidente de trânsito. Mantê-lo vivo desde então divide a própria família do paciente. E o caso ainda gera um grande debate na França sobre a eutanásia e a morte digna.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A mãe de Vincent, Viviane Lambert, participou de um evento, nesta segunda-feira, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra
A mãe de Vincent, Viviane Lambert, participou de um evento, nesta segunda-feira, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

Os pais de Lambert, católicos fervorosos, são contrários a encerrar a vida do filho e recorreram sistematicamente contra as decisões para interromper o atendimento médico. Na última segunda-feira, 1º, a mãe dele, Viviane, foi ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, e pediu que impedissemo "assassinato" do filho.

A esposa de Lambert, Rachel, cinco de seus irmãos e um sobrinho, François, lutam há vários anos para desligar os aparelhos e denunciam uma crueldade terapêutica. Eles afirmam que Vincent Lambert não gostaria de ser mantido vivo com máquinas, mas não deixou nenhuma decisão por escrito.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar