Participamos do

Apenas 9% das doações prometidas para Notre-Dame se materializaram dois meses após incêndio

As autoridades ainda esperam que o montante prometido para a restauração seja alcançado
15:23 | Jun. 14, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

Dois meses após o incêndio que devastou parcialmente a Catedral de Notre-Dame de Paris, apenas 9% dos 850 milhões de euros prometidos para sua restauração foram repassados, embora as autoridades esperem que o montante seja alcançado. Neste sábado, 15, deve ser realizada a primeira missa no local desde o incêndio.

O incêndio que destruiu parte do telhado da catedral em 15 de abril provocou uma onda de solidariedade na França, com a multiplicação de promessas de doações - de pessoas físicas a pessoas jurídicas, como a gigante LVMH e a Kering. Até agora, porém, apenas 80 milhões de euros foram arrecadados, correspondendo a pequenas doações de indivíduos.

O ministro francês da Cultura, Frank Riester, confirmou o número nesta sexta-feira, 14, citando várias causas para explicar essa diferença abissal entre o que foi prometido e o que foi recebido. O valor já havia sido informado pela rádio France Info. "Primeiro, há pessoas que prometem doar e que não doam (...), mas, acima de tudo - e isso é normal -, as doações serão pagas em função do andamento das obras", argumentou Riester.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Estão sendo feitos acordos com os grandes doadores", que permitirão que as doações sejam feitas em um marco legal, de acordo com o ministro.

Fontes do Ministério da Cultura destacaram que as grandes empresas e mecenas, como o grupo LVMH (200 milhões de euros prometidos) e a Kering (100 milhões de euros), pediram para saber como esses valores serão investidos exatamente.

Riester ressaltou que "a onda de generosidade deve continuar" e lembrou que a situação da catedral continua frágil, já que a abóbada "ainda pode desabar".

Em paralelo, a investigação judicial está em andamento para determinar as causas do incidente, atribuído a um curto-circuito.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags