Participamos do

PIB do México perderia 1,1 ponto porcentual com tarifa dos EUA, diz chanceler

10:29 | Jun. 10, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, afirmou nesta segunda-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) do país sofreria um impacto negativo de cerca de 1,1 ponto porcentual se fossem aplicadas as tarifas de 5% sobre todos os bens mexicanos importados pelos Estados Unidos.
Pelos cálculos do governo, as cobranças extras também teriam implicado um aumento de 10 pontos porcentuais da alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) mexicano e a perda de 1,2 milhão de empregos.
Ebrard disse em entrevista coletiva que, na negociação com os americanos, os maiores riscos eram a possível imposição das tarifas e o atraso no processo de ratificação do acordo comercial EUA-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), que tramita nas instâncias legislativas dos três países.
De acordo com a Dow Jones Newswires, o ministro mexicano negou que questões comerciais tenham sido incluídas no pacto com os EUA sobre imigração, mas comentou que, uma vez que as tarifas foram, por ora, evitadas, a demanda americana por produtos agrícolas mexicanos provavelmente crescerá.
Questionado sobre se foi combinada uma meta numérica ou porcentual para a redução do número de imigrantes ilegais passando pelo México para os EUA, Ebrard respondeu que, pela vontade dos americanos, a quantidade de passagens seria diminuída a "zero", mas admitiu se tratar de uma cifra pouquíssimo realista.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags