Participamos do

Sobrevivente do Holocausto reencontra soldado que a salvou: "Você me deu a vida"

Os dois moravam próximo, mas só se viram 74 anos após a guerra
00:00 | Mai. 14, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma sobrevivente ao Holocausto reencontrou, na segunda-feira, 13, um ex-soldado que participou da operação que a libertou do campo de concentração em 1945. Ela o recebeu em casa, na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, 74 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Sophie Tajch Klisman, de 89 anos, cumprimentou com um abraço o veterano do 84ª Infantaria do Exército Doug Harvey, de 95 anos, e afirmou: “Você me deu a vida”. O militar, modesto, disse que não podia receber sozinho o crédito de uma operação em que participaram 15 mil soldados. “Mas você era um deles e tenho muita sorte em conhecê-lo”, respondeu Sophie. A história foi contada pelo portal local Detroit Free Press.

Ambos moram em cidades vizinhas, mas o reencontro só ocorreu após Doug ler em um jornal que Sophie iria viajar para a Polônia, sua terra natal, e para Israel como parte de uma missão de apoio à uma organização de ex-militares das Forças Armadas do país hebreu. Quando Sophie retornou, combinaram a reunião.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sophie e Doug tomaram café e conversaram com jornalistas sobre os horrores da guerra. A mulher passou por três campos de concentração no período nazista, o de Auschwitz, o de Berg-Belsen e o de Salzwedel, onde foi libertada. “Eles entraram com tanques e abriram os portões. E disseram: ‘A guerra acabou. Você está livre. Você sobreviveu ”, contou Sophie. De toda a família, só sobreviveram ela e a irmã Felicia.

Durante o encontro, a anfitriã precisou retirar os óculos várias vezes para enxugar as lágrimas. Cercada por fotos dos filhos e netos, agradeceu novamente o ex-combatente que, com seus colegas, deram a ela e outros prisioneiros a oportunidade de ter uma “bela família”. E, falando com Doug e os repórteres, acrescentou: “Nós derrotamos Hitler”. 

Assista o reencontro:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags