Participamos do

Defesa diz que intercedeu para que incidentes na fronteira não se repitam

19:33 | Fev. 24, 2019
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Ministério da Defesa afirmou na noite deste domingo (24), em nota que intercedeu para que novos incidentes na fronteira entre Brasil e Venezuela, envolvendo a população venezuelana e a Guarda Nacional Bolivariana (GNB), não voltem a acontecer. Segundo o ministério, militares brasileiros e venezuelanos negociaram no local e os veículos antidistúrbios (aparato militar) que estavam na barreira montada na Venezuela recuaram "imediatamente".
Na noite de sábado, três pessoas morreram em confrontos com a GNB e 31 ficaram feridas em Santa Elena do Uairén, cidade venezuelana que faz fronteira com o Brasil. "Os veículos antidistúrbios, que estavam na barreira montada no país vizinho, recuaram imediatamente. Militares brasileiros e venezuelanos negociaram, no local, e foi entendida a inconveniência da presença desse tipo de aparato militar", diz o comunicado.
A pasta ainda afirma que, do lado brasileiro, o controle dos acolhidos foi reforçado para evitar novos confrontos, acrescentando que a fronteira do Brasil continua aberta para acolher os refugiados.
"Há um ano, o Brasil está engajado na Operação Acolhida - ação humanitária para atender os irmãos venezuelanos que chegam no País. Por isso, o Ministério da Defesa reitera a confiança numa solução urgente para a situação na Venezuela", completa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente