Participamos do

Ex-premiê testemunhará em julgamento de separatistas catalães

11:51 | Fev. 19, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

O ex-primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy comparecerá como testemunha no dia 26 de fevereiro ao Tribunal Supremo no histórico processo contra 12 líderes separatistas catalães.

Rajoy era o chefe de Governo quando aconteceu a fracassada tentativa de secessão da Catalunha, em outubro de 2017.

O conservador Rajoy, que deixou o poder em junho do ano passado após uma moção de censura no Parlamento espanhol, é uma das centenas de testemunhas convocadas a comparecer ao principal tribunal espanhol, incluindo outros integrantes de seu extinto governo e figuras importantes do movimento separatista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após um referendo de autodeterminação e de uma declaração unilateral de independência do Parlamento catalão, dominado pelos separatistas, Rajoy dissolveu a Câmara, destituiu o governo do presidente regional Carles Puigdemont e convocou eleições, tudo com base em um artigo da Constituição espanhola.

No julgamento, iniciado em 12 de fevereiro, os 12 líderes independentistas - nove deles em prisão provisória - devem responder por diversos delitos, como rebelião, fraude ou desobediência.

A Promotoria solicita penas de vão de sete a 25 anos de prisão para o principal acusado, o ex-vice-presidente catalán Oriol Junqueras.

du/mbx/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags