Participamos do

Eurodeputados tentarão entrar na Venezuela via Colômbia

10:03 | Fev. 18, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

Os eurodeputados do Partido Popular Europeu (direita), que teve a entrada na Venezuela impedida pelo governo de Nicolás Maduro no domingo, tentarão ter acesso ao país via Colômbia no próximo sábado levando a ajuda humanitária que tentam entregar ao líder oposicionista Juan Guaidó.

"O ministro das Relações Exteriores da Colômbia me ligou e me disse: 'Venha para a Colômbia no próximo sábado.' E nós aceitamos o convite e o que não pudemos fazer em Caracas, tentaremos fazer no próximo sábado em Cúcuta", anunciou o deputado espanhol Esteban González Pons González Pons aos jornalistas em Madri.

González Pons chefiou a delegação de cinco eurodeputados, três espanhóis, um holandês e um português, do Partido Popular Europeu (PPE), a que o governo do presidente Nicolás Maduro impediu a entrada no país no domingo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A delegação havia sido convidada por Juan Guaidó, reconhecido como presidente encarregado da Venezuela por 50 países, e o objetivo era encontrar-se com ele, com ONGs e tentar visitar o líder da oposição preso Leopoldo López, explicou González Pons.

González Pons pediu à União Europeia e à Espanha que abandonassem o Grupo de Contato dos países da Europa e da América Latina, que promove as eleições presidenciais como uma solução pacífica para a crise na Venezuela.

Ele também pediu que a UE retire as credenciais dos embaixadores de Maduro em países europeus e aplique sanções a seu chanceler Jorge Arriaza, que acusou os deputados de tentar visitar a Venezuela "com fins conspiratórios".

du/pmr/zm/cn

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags