Participamos do

Heather Nauert renuncia a ser nomeada embaixada dos EUA na ONU

08:11 | Fev. 17, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

A ex-apresentadora da emissora de televisão Fox News e porta-voz do Departamento de Estado Heather Nauert disse no sábado (16) que renunciava a ser nomeada embaixadora dos Estados Unidos na ONU.

"Os últimos meses foram esgotantes para a minha família e, portanto, é o melhor interesse da minha família que eu me retire", disse Nauert em comunicado.

Este comunicado chegada semanas depois de críticas pela indicação de Nauert, que carecia de experiência em política exterior há dois anos, quando foi designada para ser porta-voz do Departamento de Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Seus oponentes questionaram se Nauert, apesar de sua segurança no microfone, teria a seriedade e habilidade para enfrentar assuntos internacionais complexos diante de diplomatas experientes de países adversários, como a Rússia.

O presidente Donald Trump, ávido seguidor da emissora conservadora Fox News - onde Nauert foi apresentadora do programa matinal "Fox and Friends" - disse em dezembro a repórteres que queria que ela fosse embaixadora dos Estados Unidos na ONU.

No entanto, a sua designação nunca foi apresentada ao Senado e se dissipou nos últimos dois meses, enquanto ela se preparava para uma audiência de ratificação no cargo diplomático.

O Partido Republicano, ao qual Trump pertence, tem maioria no Senado e sua confirmação parecia não correr risco.

O porta-voz do Departamento de Estado, Robert Palladino, disse que Trump poderia propor um novo nome "em breve".

O cargo de embaixador na ONU tem estado vazio desde que o ano começou, depois que Nikki Haley, ex-governadora considerada uma estrela em ascensão entre os republicanos, decidiu deixar seu posto após exercê-lo desde 2016.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, elogiou Nauert em um comunicado, assinalando que tem um "grande respeito" por sua decisão "pessoal" de se retirar da indicação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags