PUBLICIDADE
Notícias

Filme israelense 'Synonymes' ganha Urso de Ouro do Festival de Berlim

17:09 | 16/02/2019

O filme "Synonymes", do israelense Nadav Lapid, sobre um expatriado em Paris que deixou Israel devido à situação política, ganhou neste sábado o Urso de Ouro na Berlinale.

Baseado na história do próprio cineasta, o longa era um dos favoritos da crítica, convencida por seu tom original, sua reflexão sobre identidade e a interpretação do protagonista, Tom Mercier.

"Este filme poderia ser definido como um escândalo em Israel. Mas na França algumas pessoas também poderiam se escandalizar. Mas, para mim, esse filme é uma grande celebração", disse, emocionado, Lapid ao receber o troféu na cerimônia de premiação do Festival de Berlim.

Outro grande favorito, "So long, my son", do chinês Wang Xiaoshuai, recebeu dois prêmios importantes: os atores Yong Mei e Wang Jinchun foram laureados, respectivamente, como melhor atriz e melhor ator.

O grande prêmio do júri foi parar com "Grâce à Dieu", do francês François Ozon, sobre um escândalo real de pedofilia no seio da Igreja Católica da França.

"Este filme tenta romper o silêncio das instituições poderosas", disse Ozon, ironicamente agradecendo a Deus pelo prêmio.

app/age/ll

AFP