Participamos do

Túmulo de Karl Marx em Londres é vandalizado novamente

16:27 | Fev. 16, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

O túmulo do filósofo alemão Karl Marx (1818-1883), no cemitério de Highgate, no norte de Londres, foi vandalizado pela segunda vez em duas semanas, anunciou neste sábado pelo Twitter a associação de gere o local.

Os vândalos escreveram "Memorial do holocausto bolchevique - 1917 1953 - 66.000.000 mortos" com tinta vermelha no monumento, bem como "Arquiteto do genocídio - terror e opressão - assassino em massa". A data de 1917 se refere à Revolução russa e a de 1953 à morte de Stálin.

A parte mais antiga e frágil do monumento, uma placa de mármore com os nomes das pessoas enterradas ali, foi quebrada, aparentemente atingida por um instrumento metálico contundente, como já tinha acontecido em 4 de fevereiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Os vândalos voltaram ao memorial de Marx no cemitério de Highgate", escreveram na rede social os gestores da conta @HighgateCemeter. "Insensato. Estúpido. Ignorante. Pense o que quiser sobre o legado de Marx, mas não é esta a forma de impor seu ponto de vista", acrescentaram, ao lado de fotos mostrando os danos ao monumento.

O autor de "O Capital" é um dos moradores mais conhecidos do cemitério de Highgate.

Karl Marx se mudou para Londres em 1849 e morou na capital britânica até sua morte, em 1883.

apz/eg/mr/age/jz/ll

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags