Participamos do

Muitos civis ainda presentes no último reduto do EI na Síria

07:35 | Fev. 16, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

Numerosos civis ainda estão no último reduto do grupo Estado Islâmico (EI) que uma coalizão curdo-árabe está tentando conquistar no leste da Síria, anunciou um porta-voz dessa força apoiada pelos Estados Unidos.

"Ficamos surpresos ao ver vários civis saírem dos túneis" cavados pelo EI, indicou à AFP Adnan Afrin, porta-voz das Forças Democráticas da Síria (FDS).

"Ainda há muitos civis no interior" do reduto defendido pelos extremistas, acrescentou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Não contávamos com tantos (...) por isso (a operação) está indo mais devagar", disse o porta-voz. "Estamos analisando como acabar com esses túneis, bloqueá-los ou explodi-los".

Outro porta-voz das FDS, Mustafa Bali, disse que "ainda há civis dentro de Baghuz", reduto onde estão entrincheirados dos extremistas do grupo. "Trabalhamos para fazê-los sair".

Segundo ele, "alguns civis tentam fugir do reduto, mas não conseguem". "Há uma operação em andamento para obrigar os extremistas a sair" da área que controlam em Baghuz.

Na sexta-feira, o presidente americano, Donald Trump, anunciou que fará um anúncio sobre "o califado" em 24 horas.

"Temos grandes anúncios ligados à Síria e ao nosso êxito na erradicação do califado, que serão anunciados nas próximas 24 horas", disse o presidente na Casa Branca.

rh-mjg-lar/hj/ra/erl/cb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags