Participamos do

Londres recebe 80 desfiles em sua Semana de Moda

15:22 | Fev. 15, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

Depois de Nova York, a Semana de Moda chega nesta sexta-feira (15) a Londres, onde acontecerão até terça-feira mais de 80 desfiles das coleções femininas de outono-inverno 2019-2020, incluindo o esperado desfile do novo estilista da Burberry, Riccardo Tisci.

O estilista italiano, ex-criador da Givenchy, substituiu em março de 2018 Christopher Bailey, com o objetivo de dar um novo gás à famosa marca fundada em 1856, que registrou um lucro discreto nas vendas nos últimos anos.

O estilista mostrou indícios de suas ambições na Vogue, quando declarou que queria "preservar o legado da Burberry" mas também "se posicionar no tempo, com a modernidade".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O desfile acontece no próximo domingo, 17 de fevereiro, às 17h (15h no horário de Brasília), número fetiche para o italiano (sua conta no Instagram é @riccardotisci17 e o estilista deixou sua família aos 17 anos para ingressar no mundo da moda).

A Semana de Moda londrina vai apresentar nesse mesmo dia a nova coleção de Victoria Beckham. A especialista do estilo chique e sóbrio, assídua nas passarela novaiorquinas, comemorou no ano passado os 10 anos de sua marca desfilando pela primeira vez em Londres.

A ex-Spice Girl conseguiu abrir um caminho como estilista respeitada, ainda que sua sua marca continue na corda bamba, com perdas de até 10,3 milhões de libras (11,7 milhões de euros) em 2017, segundo números publicados em dezembro.

No próximo domingo também vão desfilar dois ícones da cultura punk rock britânica, Vivienne Westwood e Pam Hogg, assim como o francês Roland Mouret, mestre na arte de ressaltar a silhueta feminina, e Fashion East, a incubadora de talentos de Lulu Kennedy.

Na segunda-feira desfilam Roksanda, J.W. Anderson, Christopher Kane e David Koma, quatro estilistas inevitáveis do cenário britânico.

Os dois primeiros dias, sexta e sábado, são reservados para os novos talentos, como Matty Bovan, Ashley Williams, Molly Goddard e Simone Rocha, alunos da famosa escola de moda londrina Central Saint Martins, além da multifacetada Alexa Chung (estilista, modelo e apresentadora).

Uma novidade desta edição é que o evento, tradicionalmente reservado para compradores, jornalistas e VIPs, estará aberto parcialmente para o público em geral através da operação "London Fashion Week: Insiders", cujas entradas estão entre 135 e 245 libras, incluindo o desfile e a oportunidade de conhecer os estilistas, beber espumante e até mesmo comprar peças.

A Semana de Moda coincide com um bom momento para o setor no Reino Unido, com receita em alta para o prêt-à-porter feminino de 5,5% (30,9 bilhões de libras, 35,10 bilhões de euros) em 2018, segundo a agência Mintel.

Mas a iminência do Brexit, previsto para 29 de março, é sentida no trabalho dos estilistas, e muitos temem uma saída sem acordo, o que equivaleria a uma volta dos processos alfandegários.

"O setor está nervoso e preocupado", diz Tamara Clincik, fundadora da consultoria especializada Fashion Roundtable, entrevistada pela AFP. "Enquanto não chega o Brexit, para as empresas é difícil fazer os ajustes necessários, pois não sabem que repercussões acontecerão" em suas atividades.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags