Participamos do

Tailandesa com demência volta para casa depois de andar 640 km

13:46 | Fev. 15, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

Uma mulher tailandesa de 59 anos e que sofre de demência voltou nesta sexta-feira (15) a seu país depois de aparentemente caminhar 640 quilômetros em oito meses, até o sul da China, após visitar seu filho.

Kaeomanee Arjaw havia sido declarada perdida em 12 de junho do ano passado na província tailandesa de Chiang Rai, situada na região montanhosa chamada "Triângulo Dourado", na fronteira com Laos e Mianmar.

Contudo, a mulher foi localizada na cidade chinesa de Kunming no final de janeiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como ainda portava sua carteira de identidade tailandesa, as autoridades locais puderam contactar rapidamente o consulado.

Até o momento não se sabe exatamente o caminho seguido pela mulher, nem quantos dias levou para chegar ao território chinês.

"Disse aos funcionários que fez o percurso a pé. Foi pedindo comida e um local para dormir ao longo do caminho", disse o coronel Aekkorn Butsabarbodin, do serviço migratório de Chiang Rai.

Na quinta-feira, uma filha de Arjaw, Suchada, de 35 anos, voou junto com funcionários tailandeses para a cidade chinesa de Kunming, onde se encontrou com sua mãe.

No vídeo desse encontro familiar, foi possível ouvir um funcionário perguntar à mulher para onde estava indo em sua caminhada.

"Saí para visitar meu filho. Encontrei com ele e depois segui caminhando. Não havia nenhum automóvel perto", disse.

Em sua caminhada, a mulher perdeu 20 quilos. Mãe e filha voaram nesta sexta-feira de volta à sua cidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags