Participamos do

Trump anuncia que decretará 'emergência nacional' para construir o muro

13:14 | Fev. 15, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

O presidente Donald Trump anunciou nesta sexta-feira que decretará a "emergência nacional" para poder construir o muro na fronteira com o México, que ele acha necessário para deter o crime e a entrada de drogas nos Estados Unidos.

"Todo mundo sabe que o muro vai dar certo", destacando que a construção também impedirá a "invasão" de migrantes em situação ilegal.

Em sua coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump também afirmou que as negociações para acabar com a guerra comercial com a China vão "muito bem".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Estamos mais perto do que jamais estivemos de fechar um verdadeiro acordo", enfatizou.

Igualmente elogiou o "tremendo potencial econômico" da Coreia do Norte, dias antes de uma segunda reunião com entre ele e colega norte-coreano, Kim Jong Un.

"Sua localização entre a Coreia do Sul e a Rússia, com a China bem no meio é fenomenal. E achamos que eles têm uma grande chance de uma tremenda prosperidade econômica no futuro", afirmou.

Ainda em termos de comércio, afirmou que as negociações dos Estados Unidos com a Grã-Bretanha aumentará "muito substancialmente" à medida que se aproxima o prazo para a saída da União Europeia.

"Vocês conhecem toda a situação em relação ao Brexit e à complexidade e aos problemas, mas temos uma relação comercial muito boa com o Reino Unido", enfatizou.

Por fim, prometeu que os Estados Unidos anunciarão em breve o fim do Estado Islâmico.

"Temos muitos grandes anúncios relacionados à Síria e ao nosso sucesso com a erradicação do califado e isso será anunciado nas próximas 24 horas".

jca-iba/seb/cn/ll

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags