Participamos do

COI se reúne para discutir equipe coreana unificada para Tóquio-2020

07:19 | Fev. 15, 2019
Autor AFP
Tipo Notícia

O Comitê Olímpico Internacional (COI) se reúne nesta sexta-feira em Lausanne com autoridades norte e sul-coreanas para discutir a criação de uma equipe unificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio- 2020.

A reunião tripartite inclui o presidente do COI, Thomas Bach, o ministro dos Esportes sul-coreano Do Jong-Hwan e seu colega norte-coreano Kim Il-Guk, também presidente do Comitê Olímpico Nacional (CON). O presidente do CON sul-coreano, Lee Kee-Heung, também está presente.

O objetivo é estudar a possibilidade de criar equipes unificadas durante as fases de qualificação e durante as Olimpíadas de Tóquio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Após reuniões bilaterais realizadas na quinta-feira, "observamos que ambos (os países) estavam muito interessados em ações conjuntas durante os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, com um desfile conjunto e equipes unificadas em diferentes esportes", disse Bach na abertura da reunião.

Bach também elogiou "a intenção" dos dois países de organizarem conjuntamente os Jogos Olímpicos de Verão de 2032. "Acreditamos que este é um grande símbolo do espírito olímpico e do poder unificador das Olimpíadas", acrescentou.

Na segunda-feira, a Coreia do Sul selecionou Seul como a cidade candidata para as Olimpíadas de 2032, que espera receber em conjunto com o Norte.

Após anos de tensões, as duas Coreias desfilaram sob uma única bandeira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang em 2018 e uma equipe coreana unificada participou das provas de hóquei no gelo feminino.

Desde Pyeongchang, várias equipes unificadas seguiram os passos das jogadoras de hóquei no judô, basquete ou handebol.

Outros esportes, como o hóquei sobre grama, planejam apresentar equipes coreanas unificadas, tanto nas eliminatórias quanto durante o torneio olímpico.

ebe/sg/mr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags