Participamos do

Mergulhadores avançam na busca por crianças presas em caverna da Tailândia

Como preparação para uma eventual localização, as equipes de resgate organizaram neste sábado uma simulação de retirada das vítimas
07:28 | Jun. 30, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com a redução do nível da água, as equipes de emergência mobilizadas há uma semana para tentar resgatar 12 crianças e adolescentes e seu treinador de futebol presos em uma caverna inundada na Tailândia conseguiram se aproximar neste sábado da área onde as autoridades acreditam que buscaram refúgio.

 

"Os mergulhadores estão a dois ou três quilômetros do local. Nós havíamos chegado a este ponto na terça-feira, mas a corrente era muito forte", declarou o governador de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn. "A situação é melhor hoje do que ontem e nos dias anteriores. A água baixou consideravelmente, graças às bombas instaladas e à interrupção da chuva", completou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Embora os socorristas se recusem a falar de qualquer coisa diferente de um final feliz para as crianças e seu treinador, ainda não conseguiram estabelecer nenhum contato com o grupo que entrou na semana passada na caverna de Tham Luang, perto da fronteira com Mianmar e Laos, após um treinamento. Na sexta-feira foram lançadas caixas com comida e telefones celulares na caverna a partir de um poço vertical, perto do local onde as equipes de emergência acreditam em que poderia estar o grupo.

 

Como preparação para uma eventual localização, as equipes de resgate organizaram neste sábado uma simulação de retirada das vítimas. "Trata-se de estabelecer um protocolo sobre o que devemos fazer antes de levá-los ao hospital", explicou o governador de Chiang Rai. Após uma semana no escuro da caverna, as vítimas sofreriam de problemas oculares e pulmonares. A retirada deve ser feita com muita precaução. "É um teste, para que não exista pânico. Se retirarmos os meninos dali, saberemos como enviá-los ao hospital de helicóptero", completou o governador, antes da afirmar que vários hospitais da região participam no exercício, que aconteceu em um dia com tempo mais ameno, após as fortes chuvas dos últimos dias.

 

A caverna de Tham Luang é uma das mais extensas da Tailândia, com uma rede de mais de 10 quilômetros, um local apreciado por espeleólogos. Centenas de pessoas trabalham na tentativa de resgate, incluindo soldados americanos e mergulhadores britânicos, que tentam avançar em uma água barrenta, sem visibilidade, que limita muito as operações na entrada principal, inundada.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente