Participamos do

Ex-alto membro do Partido Comunista chinês é condenado à prisão perpétua por aceitar suborno

O tribunal destacou que a pena foi "indulgente" diante da disposição do réu de colaborar com a investigação. Antes de cair em desgraça, ele foi cotado para suceder o presidente Xi Jinping
09:00 | Mai. 08, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Um antigo membro do alto comitê do Partido Comunista da China (PCC), Sun Zhengcai, que chegou a ser considerado como uma figura emergente do país, foi condenado à prisão perpétua por suborno, informou nesta terça-feira a imprensa estatal.

 

Sun Zhengcai foi declarado culpado de aceitar o total de 170 milhões de iuanes (26,7 milhões de dólares) em subornos, segundo a agência de notícias Xinhua. A sentença também determina o confisco total dos bens de Sun Zhengcai.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

O tribunal destacou que a pena foi "indulgente" diante da disposição do réu de colaborar com a investigação. Segundo a sentença, as ações de Sun Zhengcai "prejudicaram gravemente o funcionamento normal das organizações nacionais e a integridade da conduta de funcionários públicos".

[SAIBAMAIS] 

Antes de cair em desgraça, Sun Zhengcai, 54 anos, era o membro mais jovem do comitê político do PCC e considerado um possível candidato ao Comitê Central permanente da direção do partido, integrado por sete membros e que concentra o poder na China. Para muitos, se perfilava ainda como o sucessor do presidente Xi Jinping.

 

Durante o processo, Sun se declarou culpado e disse estar arrependido. Segundo a acusação, Sun aceitou ao longo de sua carreira dinheiro e presentes em troca da ajuda para o acesso a cargos públicos e contratos.

 

Sun foi o primeiro membro do Comitê Político a ser objeto de uma investigação por corrupção nos últimos cinco anos, desde a caída em desgraça de Bo Xilai, potencial adversário de Xi Jinping. Bo Xilai foi condenado em 2013 também à prisão perpétua. Sun Zhengcai ocupava precisamente a mesma posição de Bo Xilai na direção de Chongquing, a quarta maior cidade da China e uma importante metrópole industrial do sudoeste.

 

A cruzada contra a corrupção iniciada por Xi em 2012 segue seu curso e desde então um milhão e meio de altos funcionários foram depostos, segundo número oficiais. Mas alguns suspeitam que Xi utiliza esta cruzada para neutralizar seus adversários.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente