Participamos do

Obama lamenta a 'pausa na liderança' dos EUA em relação ao clima

07:59 | Dez. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama lamentou nesta sexta-feira, 1º, a "pausa da liderança" de seu país contra o aquecimento climático, ao aludir à decisão de seu sucessor, Donald Trump, de abandonar o Acordo de Paris. 
 
Desde que deixou o poder em janeiro passado, Obama fala pouco do presidente republicano, que se dedica a desmontar boa parte das medidas tomadas nos dois mandatos de seu predecessor. 
 
Mas, em uma conferência em Nova Délhi, Obama defendeu o Acordo de Paris de 2015, primeiro pacto que obriga todos os países a limitar o aquecimento climático e do qual foi um dos promotores. 
 
"É um acordo que - apesar de termos uma pequena pausa na liderança dos Estados Unidos - dá a nossos filhos uma oportunidade de se defender ante as mudanças climáticas no planeta", declarou Obama na conferência organizado pelo jornal Hindustan Times. 
 
Trump, que chegou a classificar o aquecimento climático de "piada", anunciou em junho a retirada dos Estados Unidos do acordo. Esta retirada não será, no entanto, efetivada antes de novembro de 2020. 
 
Esta decisão tem sido duramente criticada em seu próprio país, onde várias cidade e Estados anunciaram que continuarão adotando as medidas para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. 
 
"A boa notícia é que nos Estados Unidos há estados, empresas e universidades que continuam trabalhando para que os Estados Unidos respeitem os compromissos que assinamos", afirmou Obama. 
 
AFP 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente