Participamos do

Pesticidas nocivos às abelhas estão presentes em 75% do mel do mundo

16:49 | Out. 05, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Vestígios de pesticidas tóxicos usados contra as abelhas foram detectados em 75% do mel produzido no mundo inteiro, provocando preocupação com a sobrevivência destes polinizadores essenciais para a agricultura.

As concentrações encontradas em 198 amostras de mel produzidas no mundo todo não são consideradas perigosas para os humanos. Na verdade, são inferiores ao limite máximo permitido pela União Europeia, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Depois de constatarem que 34% das amostras continham "concentrações de neonicotinoides que se sabe que são prejudiciais" para as abelhas, os cientistas alertaram que a exposição crônica a estes pesticidas ameaçava a sobrevivência destes pequenos insetos.

"Estas descobertas são alarmantes", disse Chris Connolly, especialista em neurobiologia da Universidade de Dundee e autor de um artigo que acompanha a publicação do estudo.

 As abelhas polinizam as plantas quando buscam o néctar das flores, que depois se acumula nas colmeias para formar o mel espesso.

Esses insetos intervém na polinização de mais de 90% dos 107 cultivos mais importantes existentes na Terra, mas nos últimos anos sucumbiram à síndrome do colapso das colônias das abelhas. Este misterioso mal leva ao desaparecimento ou morte de enxames inteiros.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente