Participamos do

Jornalista morre após fazer 159 horas extras no mês

Quatro anos depois, emissora admitiu que a repórter de política realizou trabalho em excesso
15:21 | Out. 05, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Após trabalhar 159 horas extras em um mês, a repórter de política da emissora pública NHK, Miwa Sado, de 31 anos, morreu por insuficiência cardíaca. O caso aconteceu em julho de 2013, mas a empresa japonesa só reconheceu que a causa da morte foi excesso de trabalho nesta semana, a pedido da família da vítima.

De acordo com um funcionário do departamento de notícias da NHK, Masahiko Yamauchi, a empresa demorou quatro anos para divulgar a morte de Miwa em respeito à família da jornalista.

No mês de sua morte, a repórter cobriu as eleições da Assembleia Metropolitana de Tóquio e da Alta Câmara Nacional do Japão, tirando apenas dois dias de folga no período.

Masahiko afirmou que a morte de Miwa é um “problema para a organização como um todo, incluindo o sistema trabalhista e como as eleições são cobertas”.

No Japão, as empresas admitiram que 22,7% dos funcionários faziam mais de 80 horas extras por mês. O levantamento do governo considerou os meses de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. Em março do ano passado, mais de 2.000 japoneses se mataram por problemas relacionados ao trabalho, segundo relatório divulgado pelo governo japonês.

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente