Participamos do

Correio postal direto Cuba-EUA interrompido desde março

13:55 | Out. 06, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O correio postal direto entre Cuba e os Estados Unidos, que retomou no ano passado após 48 anos, está interrompido desde março, na pendência de uma decisão do governo americano, informou a estatal Correos de Cuba.

"Estamos aguardando uma resposta das autoridades postais desse país para poder reativar o correio direto mediante voos comerciais regulares, como é a prática usual no mundo", afirmou Soraya Bravo, vice-presidente da Correos de Cuba.

A interrupção é tornada pública num momento de crise diplomática, após a denúncia de Washington de "ataques sônicos" contra seus funcionários em Havana e a expulsão de diplomatas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

À imprensa, Bravo lembrou que o correio direto foi retomado em 16 de março de 2016 com um plano piloto de um ano, através de voos da IBC Airways, inicialmente com três voos semanais e depois dois.

O serviço, que incluía cartas e encomendas, foi encerrado em 1968, depois que uma bomba explodiu em um pacote recebido em Havana, recordou a funcionária.
A partir de então e até 2016, o serviço foi realizado através de um país terceiro.

Ao final do plano piloto, as autoridades cubanas propuseram manter o serviço usando voos comerciais diretos de outras empresas, mas ainda não receberam uma resposta dos Estados Unidos.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente