Participamos do

'James Bond alemão' é condenado por milionária fraude fiscal

09:10 | Out. 05, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Werner Mauss, um ex-agente secreto de 77 anos apelidado de "James Bond alemão" pela imprensa local, foi condenado nesta quinta-feira, 5, a dois anos de prisão com sursis por uma "milionária" fraude fiscal.

 

Também terá de doar 200 mil euros para uma instituição de caridade. O tribunal de Bochum (oeste) considerou o réu culpado de sonegar "milhões de euros" ao Fisco alemão entre 2002 e 2011. A quantia não foi especificada. A pena é inferior à pedida pela Procuradoria, que queria seis anos e três meses de prisão por ocultar grandes valores em contas offshore em nome de laranjas, em especial nas Bahamas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Julgado desde setembro de 2016, Mauss rejeitou as acusações. A corte alegou ter optado por uma sentença relativamente "clemente", em reconhecimento à sua "impressionante" carreira profissional. Werner Mauss, que começou como um detetive particular, fez várias missões para o governo alemão ligadas à libertação de reféns. Entre outras proezas, teria ajudado a deter em 1976 na Grécia Rolf Pohle, um membro do grupo de extrema-esquerda Fração do Exército Vermelho (RAF).

  

Muito ativo na Colômbia, o "James Bond" alemão negociou em nome de empresas de seu país para obter a libertação de empregados sequestrados por guerrilheiros. O nome de Mauss também apareceu no escândalo dos chamados "Panama Papers", mas o ex-agente negou qualquer fraude fiscal.

 

 

bur-dsa/ilp/ia/me/ra/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente