Participamos do

Romênia resgata migrantes no Mar Negro

06:18 | Set. 13, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mais de 150 migrantes foram resgatados na madrugada de quarta-feira no Mar Negro, perto da costa romena, quando sua embarcação estava naufragando.
Este é o quinto barco com migrantes interceptado pelas autoridades romenas desde agosto. O país enfrenta o aumento do uso desta rota por embarcações procedentes da Turquia.

O barco, localizado a 35 milhas náuticas do litoral romeno, foi rebocado até o porto de Midia (leste) por um navio da polícia de fronteira.

"No total, 153 pessoas, entre elas 53 crianças e 51 mulheres, estavam a bordo", declarou o vice-comandante da Guarda Costeira na cidade de Constanta, Cristian Cicu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O mar estava muito agitado, com ondas de dois a três metros. Estas pessoas estavam em uma situação muito perigosa e corriam o risco de afogamento ou do naufrágio da embarcação", completou.

Os migrantes, em sua maioria iraquianos, passaram por exames médicos e foram enviados para as autoridades migratórias.

A Romênia, que permaneceu à margem do fluxo migratório por muito tempo, teme que o Mar Negro se transforme em uma rota alternativa ao Mar Mediterrâneo para alcançar a Europa. Um total de 570 migrantes foram interceptados no último mês, contra um número muito reduzido desde 2015.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente