PUBLICIDADE
Mundo
ITÁLIA

Robô vai reger orquestra ao lado de Andrea Bocelli

A apresentação acontecerá em Pisa, na Itália, durante o Festival Internacional de Robótica, que ocorrerá dia 12 deste mês

21:08 | 08/09/2017

Criado pela empresa ABB, o YuMi assumirá a batuta diante da Orquestra Filarmônica de Lucca (Foto: Divulgação/ABB)
 

Na Itália, em Pisa, um robô vai reger uma orquestra e dividirá o palco com o tenor, compositor e produtor musical italiano Andrea Bocelli em uma apresentação no Festival Internacional de Robótica, que ocorrerá dia 12 deste mês. Criado pela empresa ABB, o YuMi assumirá a batuta diante da Orquestra Filarmônica de Lucca.

Enquanto o robô, constituído de dois braços articulados, que são acoplados em um corpo metálico, dirige a orquestra, o tenor cantará "La Donna è Mobile", uma ária da ópera "Rigoletto", de Giuseppe Verdi.

YuMi ensaiou com o maestro italiano Andrea Colombini antes da apresentação. O treinamento foi feito em duas etapas. Na primeira, ele seguiu os movimentos do maestro. Registrou todas as nuances dos gestos, que foram transformados em linguagem de programação.

Na segunda, o software que serve como cérebro do robô é aperfeiçoado para que seus movimentos estejam sincronizados com a música.

Redação O POVO Online