Participamos do

Rede de fast food começa teste para clientes pagarem pelas refeições através de sorrisos

A ideia é que as pessoas possam realizar os pedidos a partir de uma estação de atendimento remoto equipada com uma tela sensível ao toque e uma câmera 3D. Uma vez que o produto for escolhido, o cliente poderá liberar o pagamento com um sorriso
13:30 | Set. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

A rede de fast food conhecida por vender frango frito, o KFC, está com um de seus restaurantes da rede na China testando o pagamento das refeições por meio de sorrisos.

A ideia é que as pessoas possam realizar os pedidos a partir de uma estação de atendimento remoto equipada com uma tela sensível ao toque e uma câmera 3D. Uma vez que o produto for escolhido, o cliente poderá liberar o pagamento com um sorriso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O equipamento possui um sistema de reconhecimento facial para evitar fraudes. Apenas um ou dois segundos são necessários para escanear o rosto do cliente. Além disso, a identidade da pessoa está vinculada com o número de celular dela, assim fica ainda mais difícil de repetirem operações indevidas.

Quem está por trás do lançamento é o Alipay, da empresa Alibaba - conhecida pelas vendas online. Já a tecnologia é da Ant Finacial, subsidiária da Alibaba. Jidong Chen, chefe de tecnologia de identificação biométrica na empresa disse estão tomando um cuidado especial em detectar a possibilidade de "a foto de alguém estar sendo manipulada quando alguém está fingindo ser outra pessoa - nós prevenimos isso ao combinar software e hardware ao linkar algoritmos sofisticados com a câmera 3D. Nós podemos prevenir enganações biométricas".

Com isso, a ideia é que não ocorram casos em que uma foto ou vídeo seja usado para se passar por outra pessoa. De acordo com a Ant Financial, o algoritmo consegue perceber sombras e outras características para testar se a pessoa está de fato na frente da câmera ou se é uma foto ou vídeo sendo usado para enganar o sistema de pagamento.

O vídeo abaixo mostra o sistema sendo testado em uma pessoa com vários visuais diferentes - usando tipos diferentes de perucas, pouca maquiagem e muita maquiagem. A máquina reconheceu a cliente corretamente em todas as tentativas, confira:

[VIDEO1]

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente