Participamos do

Princesa japonesa anuncia noivado com plebeu e perde título

Jovem de 25 anos será excluída da família imperial japonesa
09:41 | Set. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] A neta mais velha do imperador do Japão, a princesa Mako, de 25 anos, anunciou neste último domingo, 3,  seu noivado com um plebeu. O matrimônio deverá excluí-la da família imperial, por conta de uma polêmica lei que impede mulheres de casar com homens que não tenham título real.

Mako irá se casar com Kei Komuro, que trabalha em um escritório de advocacia. O casal se conheceu na universidade, e o jovem de 25 anos revelou que pediu a princesa em casamento há mais de três anos.

Mesmo sabendo que teria de abandonar seu status real, Mako revelou estar feliz com a decisão. "Estou muito feliz. Tenho consciência desde a minha infância que teria que abandonar o status real com o casamento", revelou.

Na entrevista coletiva que concedeu ao lado do noivo, ela ainda afirmou que continuará ajudando a família imperial. "Fazendo o meu melhor para ajudar o imperador e cumprindo os meus deveres como membro da família imperial, cuidarei da minha própria vida", disse.

O noivado seria anunciado em julho, mas a notícia foi adiada em respeito às vítimas das inundações que atingiram o sudoeste do Japão. É previsto que o casamento ocorra no verão de 2018.

Polêmica na sucessão do trono

O atual imperador do Japão, Akihito, e seus dois filhos se casaram com plebeias, que agora fazem parte da família real.

Aos 83 anos e desde 1989 no poder, Akihito anunciou que deixará o cargo por conta da idade avançada. Enquanto isso, uma lei está sendo preparada para que possa abdicar em favor de seu filho, o príncipe Naruhito.
 
Fonte: ANSA 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente