Participamos do

Irma ganha força, atinge o sul da Flórida e provoca três mortes

O gigantesco furacão Irma ganhou força neste domingo e atingiu com fortes ventos as ilhas do sul da Flórida, onde provocou três mortes depois que 6,3 milhões de pessoas receberam ordem para abandonar suas casas.
14:16 | Set. 10, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Nos últimos dias, Irma provocou inundações no norte de Cuba e deixou 27 mortos no Caribe. As autoridades da Flórida anunciaram três mortes em acidentes de trânsito provocados pelos fortes ventos e chuvas intensas.

A policial Julie Bridges, 42 anos, faleceu neste domingo em uma colisão frontal perto da cidade de Sarasota, na costa oeste da Flórida, informou o xerife Arnold Lanier. "Ela trabalhou a noite toda em um abrigo e seguia para casa para pegar alguns mantimentos no momento do acidente", disse o oficial. Outro motorista morreu em um acidente quando seguia para o trabalho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A terceira vítima foi um homem que faleceu no sábado em um acidente perto de Key West, em Florida Keys, primeiro conjunto de ilhas do estado atingido pelo Irma. O caminhão dele bateu em uma árvore.

O olho do furacão, agora de categoria 4, afeta o conjunto das ilhas de Florida Keys com rajadas de vento intensas de até 215 km/h e segue a uma velocidade de 13 km/h para a costa oeste, anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC) às 10H00 locais (11H00 de Brasília).

De sua janela no segundo andar de um pequeno edifício em Key Haven, na ponta do arquipélago, Maggie Howes descreveu uma tempestade de violência sem precedentes. "Os barcos estão literalmente quebrados, as palmeiras estão no chão, as linhas de energia elétrica estão caindo", afirmou por telefone ao canal CNN a socorrista, que torce pelo fim do furacão. "É absolutamente impossível sair no momento. Ninguém consegue suportar os ventos que observo pela janela", completou.

Apesar das ordens de evacuação obrigatórias, muitos moradores optaram por permanecer nesta faixa de terra de baixa altitude e suscetível a inundações. "Não sabemos exatamente quantas pessoas ficaram nas Keys. Os ventos chegam a 215 km/h, a chuva a entre 25 e 60 centímetros. É uma zona muito baixa. A maré chega a 4,6 metros. Espero que todos tenham escutado as instruções", disse o governador da Flórida, Rick Scott, ao canal ABC.

No centro de Miami, uma grua de construção desabou neste domingo sobre um edifício em consequência do vento provocado pelo furacão, segundo fotos publicadas nas redes sociais, que confirmaram um dos principais temores das autoridades da cidade, onde há quase 25 gruas de mais de 200 metros de altura e com contrapesos de entre 3,6 e 4,5 toneladas. As cidades de Naples, Fort Myers e as densamente povoadas penínsulas da baía de Tampa (oeste da Flórida) estão na rota do furacão, com ameaças de ondas de até 4,5 metros. "Estamos a ponto de ser atingidos na cara por esta tempestade", disse o prefeito de Tampa, Bob Buckhorn.

Cuba, que foi afetada pelo Irma na sexta-feira, registrava fortes inundações no litoral noroeste, de Matanzas a Havana, "com ondas de entre 6 e 9 metros", informou o Instituto de Meteorologia cubano. A água do mar, que atingiu o simbólico Malecón, avançou 250 metros na capital. Ao menos 1,5 milhão de moradores abandonaram suas casas na ilha, onde os ventos derrubaram árvores e postes de energia elétrica. As autoridades não anunciaram vítimas fatais, e sim "danos materiais significativos".

Agora, o poderoso furacão afeta os Estados Unidos. Quase 6,3 milhões de habitantes, o que representa mais de 25% da população da Flórida, receberam ordem de evacuação, o que criou "cidades fantasma". A cidade de Fort Lauderdale, 50 km ao norte de Miami, registrou um tornado. As autoridades emitiram advertências em vários condados. A trajetória do furacão registrou uma leve mudança e parece que seguirá mais para a costa oeste do que para a costa atlântica, mas o fenômeno é tão amplo que especialistas preveem destruição nas duas pontas.

Miami Beach parecia uma "cidade fantasma" no sábado, nas palavras do prefeito da cidade, de quase 100.000 habitantes, Phil Levine, que chamou o Irma de "furacão nuclear". "O vento está aumentando (...) Miami é propensa às inundações, quando um furacão empurra a água é muito preocupante", disse.

Mais de 54.000 moradores já encontraram refúgio em 320 abrigos criados ao longo da Flórida, afirmou o governador Scott, que fez um apelo de mobilização. "Precisamos de 1.000 enfermeiras voluntárias para ajudar nos abrigos".

O furacão Irma provocou devastação em muitas ilhas do Caribe e deixou pelo menos 27 mortos: 10 na parte francesa e quatro na área holandesa de Saint Martin, quatro nas Ilhas Virgens americanas, seis nas Ilhas Virgens britânicas e no arquipélago de Anguilla, dois en Porto Rico e um em Barbuda.

bur-spc/pc/ra/gv/ja/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente