Participamos do

Furacão Irma alcança categoria máxima de 5

09:25 | Set. 05, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Irma se converteu em um furacão extremamente perigoso, de categoria 5, a máxima na escala, e se aproxima do Caribe, informou nesta terça-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Os preparativos para a chegada do furacão devem ser acelerados e completados rapidamente na zona de alerta segundo o NHC.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante a manhã, Irma se encontrava 440 km a leste de Antigua, com ventos máximos estáveis de 280 km/h.

O NHC colocou sob advertência de furacão as ilhas antilhanas de Antígua, Barbuda, Anguilla, Montserrat, São Cristóvão e Nevis, entre outras, e sob vigilância de furacão Porto Rico, as Ilhas Virgens e Guadalupe.

Espera-se que Irma passe sobre este grupo de ilhas entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira, quando alcançará também Porto Rico.

A advertência indica que o furacão é iminente nas próximas 36 horas, enquanto a vigilância assinala que a sua chegada acontecerá em 48 horas.

Segundo a trajetória projetada pelo NHC, o olho de Irma pode passar na quinta e na sexta-feira ao norte da República Dominicana, Haiti e Cuba, e depois seguir diretamente sobre as Bahamas e o sul da Flórida no fim de semana.

O NHC acrescentou que o fenômeno provocará um aumento de até três metros no nível normal do mar e chuvas de até 25 cm, além de ondas "grandes e destrutivas".

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente