Participamos do

Vereador do Rio de Janeiro pedia propina para liberar corpos do IML

18:12 | Ago. 08, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] A saga da corrupção no Brasil chegou ao seu nível mais sombrio com uma acusação de que um vereador do Rio de Janeiro obrigava familiares de pessoas mortas a pagar propinas para entregar os corpos.

O vereador Gilberto de Oliveira Lima e outros dois funcionários foram denunciados por integrar uma máfia no Instituto Médico Legal (IML) de Campo Grande, disse o Ministério Público do Rio de Janeiro em comunicado nesta terça-feira.

"O golpe funciona, pelo menos, desde 2014 até os dias de hoje", afirma o texto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Gilberto de Oliveira Lima é acusado de trabalhar em conjunto com quatro hospitais para conseguir que os corpos fossem transferidos ao IML, em certos casos sem necessidade de necropsia.

Depois, cinco casas funerárias pagavam ilegalmente os três funcionários para que lhes permitissem trabalhar nos corpos dentro do próprio IML, que consiste em uma prática ilegal, e finalmente pediam aos familiares dinheiro para que os entregassem.

"Para aumentar os lucros, os hospitais enviavam ao IML corpos de pessoas que tiveram morte natural, não violenta ou insuspeita, e que, portanto, não precisariam passar pelo posto. Assim, a demanda era sempre alta" e os familiares tinham que pagar propinas para recuperar os corpos, explicou o MPRJ.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente