Participamos do

Os furacões e tempestades mais destrutivos que atingiram os EUA

13:55 | Ago. 28, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A tempestade Harvey já provocou inundações catastróficas no estado do Texas, nos Estados Unidos. Essa é uma lista dos furacões e tempestades tropicais mais destrutivos que chegaram ao solo americano nos últimos 25 anos - sendo Katrina, em 2005, o que mais deixou vítimas.

Em 29 de outubro de 2012, a "supertempestade Sandy" varreu o estado de Nova Jersey e, em seguida, Nova York, levando seus fortes ventos para a região densamente populosa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele deixou mais de 120 mortos, 40 deles em Nova York, causando vastas inundações e avarias de infraestrutura. A destruição foi avaliada em 71 bilhões de dólares, tornando o Sandy um dos furacões mais caros para os Estados Unidos.

Irene matou 43 pessoas em 11 estados após atingir a costa leste dos Estados Unidos em 28 de agosto de 2011.

O estado mais afetado foi Vermont, que teve suas piores inundações em 75 anos. No pequeno estado, vizinho do Canadá, Irene despejou o equivalente a dois meses de chuva em menos de 24 horas.

Mais de 1.800 pessoas morreram no sul dos Estados Unidos depois da passagem do furacão Katrina em 29 de agosto por Louisiana, Mississippi, Flórida e Alabama.
Katrina, um dos furacões mais violentos da história do país, deixou pelo menos 1 milhão de pessoas sem casa.

A tempestade inundou grande parte de Nova Orleans custou 150 bilhões de dólares ao país.

O ciclone, que chegou com chuvas torrenciais e ventos de mais de 240 km/h, rompeu a barragem das represas do Lago Pontchartrain, que fica ao norte da cidade. Suas águas correram para o centro histórico, que se tornou uma armadilha mortal para centenas de moradores.

Um mês após o Katrina, o Golfo de México voltou a ser afetado quando o furacão Rita entrou no Texas e no Mississippi durante a noite de 24-25 de setembro, deixando dez mortos.

As autoridades evacuaram quase três milhões de pessoas no percurso do Rita, e mais 24 morreram.

Nova Orleans sofreu novas inundações em regiões que tinham ficados desertas depois do Katrina. Em Florida Keys, o nível do mar subiu 1,5 metro.

A Flórida foi devastada pela sucessão quase imediata dos furacões Charles e Frances, em agosto de 2004. Os dois deixaram cerca de 50 mortos, e os prejuízos econômicos superaram os 20 bilhões de dólares. O nível da água subiu 1,8 metro no lesta da Flórida.

O furacão Allison entrou no Texas em 5 de junho de 2001, antes de atravessar Louisiana, Flórida e Pensilvânia ao longo de várias semanas, em que morreram 35 pessoas.

As chuvas torrenciais fizeram os níveis das águas subirem a patamares recorde, até 0,94 centímetros no porto de Houston. As autoridades estimaram perdas de 5 bilhões de dólares.

O furacão Floyd deixou 61 mortos entre 16 e 17 de setembro na costa leste dos Estados Unidos. Caíram 250 mm de chuva na Carolina do Norte e 330 mm em Nova York.

A tempestade tropical Albertou abateu a Flórida em 4 de julho, e entre os dias 5 e 7 deste mês, se direcionou até a Geórgia, provocando chuvas torrenciais lá e no Alabama.

Em Americus, Geórgia, foi registrado um recorde de 700 mm de chuva, dos quais 530 mm caíram em apenas 24 horas.

As inundações deixaram 31 mortos na Geórgia e fizeram 50 mil pessoas serem evacuadas.

O Andrew é um dos poucos furacões que tocaram o território americano a atin a categoria 5, a mais alta intensidade possível na escala Saffir-Simpson.

A tormenta deixou 65 mortos e devastou as Bahamas e o sul da Flórida em 24 de agosto.

Seus ventos, de 280 km/h, arrasaram vizinhanças inteiras do sul da Flórida e deixaram milhões de pessoas sem eletricidade ao longo de semanas.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente