Participamos do

Índia combaterá qualquer ameaça externa, garante premiê

10:08 | Ago. 15, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ressaltou nesta terça-feira, 15, a determinação do país diante dos desafios geopolíticos e na área de segurança, em um momento de tensão com os vizinhos China e Paquistão.

Modi fez o tradicional discurso do dia da independência, um momento crucial do ano político na Índia, gigante demográfico do sul da Ásia e politicamente mais sólido do que nunca.

Ele explicou sua visão de uma "nova Índia" modernizada, potente e com uma economia dinâmica. "A Índia está preparada e é suficientemente forte para enfrentar qualquer um que tente atacar nosso país", afirmou o político nacionalista hindu em Nova Délhi.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A segurança nacional é nossa prioridade", completou Narendra Modi, que está no poder desde 2014.

As declarações coincidem com uma disputa entre os Exércitos indiano e chinês, iniciada há dois meses, em uma área estratégica do Himalaia. A situação elevou a tensão entre Pequim e Nova Délhi, assim como entre a China e o pequeno reino do Butão.

As relações com o Paquistão, o irmão inimigo fruto da divisão de 1947, também pioraram recentemente, com vários momentos de crise. Os tiros e os bombardeios na linha de demarcação da disputada região da Caxemira deixam mortos quase todos os dias há várias semanas.

No ano passado, após o ataque a uma base militar da Índia na Caxemira, o governo informou que executou "bombardeios cirúrgicos" em território paquistanês, o que Islamabad negou.

"Quando realizamos os bombardeios cirúrgicos, o mundo tomou consciência da potência da Índia", disse Modi.

O nacionalista hindu defendeu as principais decisões de seu mandato, principalmente a desmonetização de cédulas e a adoção de um imposto sobre o valor agregado harmonizado em todo país.

O premier elogiou as medidas para combater a corrupção e celebrou que as autoridades tenham recuperadou, ou encontrado, o equivalente a 1,6 trilhão de euros em três anos.

Modi assumiu o governo de um país com 1,25 bilhão de habitantes com a promessa de melhorar a economia e estimular um crescimento forte, algo necessário para absorver um milhão de jovens que entram a cada ano no mercado de trabalho.

O crescimento indiano decepcionou analistas no ano passado, principalmente por causa da desmonetização, que perturbou a economia durante vários meses. No ano fiscal 2016-2017, o PIB indiano cresceu 7,1%, contra 8% do exercício anterior.

O país se prepara para outra desaceleração no atual ano orçamentário (de 1º de abril a 31 de março). O governo anunciou que projeta um crescimento entre 6,75% e 7,5% para 2017-2018, uma previsão em baixa.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente