Participamos do

Flórida vai executar condenado com droga nunca antes aplicada

18:38 | Ago. 24, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A Flórida estabeleceu para esta quinta-feira a execução de seu primeiro preso em quase dois anos usando uma injeção letal com uma droga que nunca foi empregada nos Estados Unidos.

A execução de Mark Asay está marcada para as 18h00 locais (19h00 de Brasília).
O detento de 53 anos foi sentenciado à morte em 1988 por um duplo assassinato com motivação racial em Jacksonville, na Flórida, um ano antes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No início deste mês, o Supremo Tribunal da Flórida negou a suspensão da execução de Asay. O homem questionou a intenção do estado de usar uma injeção letal que incluiu o etomidato, sedativo nunca antes usado em uma execução nos Estados Unidos.

Ele irá substituir outra droga, o midazolam, que tem sido tema de uma importante disputa legal.

Em sua discordância com a Justiça, a juíza Barbara Pariente disse que o estado tratou Asay "como uma cobaia de seu mais novo protocolo de injeção letal".
Uma porta-voz do Departamento Correcional da Flórida, Ashley Cook, declarou à AFP que o órgão "segue a lei e executa a sentença do tribunal".
"Este é o dever mais solene do Departamento e o objetivo do procedimento de injeção letal é realizar um processo humano e digno", acrescentou.

Janssen, divisão farmacêutica da empresa Johnson & Johnson, desenvolveu o etomidato e se opôs ao seu uso em coquetéis de injeções letais.

"A Janssen descobre e desenvolve inovações em medicamentos para salvar e melhorar vidas", disse o porta-voz Greg Panico ao Washington Post.

"Não aprovamos o uso de nossos medicamentos em injeções letais para a aplicação da pena capital", acrescentou.

O etomidato é difícil de administrar e pode causar irritações e queimaduras severas caso seja usado de maneira incorreta, alertou Jonathan Groner, professor de cirurgia na Ohio State University, que é contra a pena de morte.

Também observou que administrar a droga "pode causar dor ao ser injetada se as veias estiverem danificadas, e muitas pessoas no corredor da morte têm veias danificadas porque são idosas ou têm um histórico de abuso de drogas".

Asay seria o primeiro homem executado por matar um negro na Flórida desde que a pena de morte foi restabelecida na Flórida em 1976, segundo o Centro de Informações sobre Pena de Morte.

Asay atirou em Robert Lee Booker, um afro-americano, após fazer comentários racistas, segundo os promotores.

Ele matou a outra vítima, Robert McDowell, que foi identificado como hispânico e aparentemente estava vestido como uma mulher, depois de fazer um acordo para remunerá-lo em troca de sexo.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente