Participamos do

Ex-procuradora da Venezuela está 'sob proteção' da Colômbia

13:48 | Ago. 21, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] A ex-procuradora da Venezuela Luisa Ortega, que fugiu de seu país junto com o marido, está "sob proteção" do governo da Colômbia e receberá asilo, se solicitar - disse o presidente Juan Manuel Santos nesta segunda-feira (21).

"A procuradora Luisa Ortega se encontra sob proteção do governo colombiano. Se pedir asilo, nós lhe concederemos", tuitou o presidente Santos.

Destituída pela Assembleia Constituinte do presidente Nicolás Maduro em 5 de agosto, Luisa e seu marido - o deputado governista Germán Ferrer - chegaram a Bogotá na sexta-feira (18), em um voo privado de Aruba, segundo autoridades migratórias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O deputado Ferrer teve sua imunidade cassada pela Assembleia, após ser acusado de vários crimes pela Justiça.

Essa chavista histórica de 59 anos, que rompeu com Maduro, burlou a proibição de sair da Venezuela imposta pelas autoridades. Luisa diz ser vítima de uma "perseguição política".

O casal fugiu de lancha para Aruba e de lá seguiu para a capital colombiana, segundo a rede americana Univisión.

As autoridades ainda não especificaram o status migratório de Ortega, que tampouco se pronunciou sobre sua situação desde que desembarcou na Colômbia.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente