Participamos do

'Efeito Neymar' causa lucros para clubes europeus nas Bolsas

As 16 equipes tiveram altas significativas nas ações em agosto
09:31 | Ago. 10, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] O "efeito Neymar" está trazendo lucros não só para o Paris Saint-Germain (PSG), mas sim para todos os clubes europeus que são cotados em Bolsas de Valores, segundo mostra uma análise dos mercados.
 
Desde o início de agosto, quando o mercado percebeu que a maior negociação financeira do mundo do futebol seria concretizada, todos os 16 times - incluindo os quatro turcos - que são cotados em bolsas europeias apresentaram crescimento.
 
O Borussia Dortmund, por exemplo, cresceu 11%, a Juventus outros 14% e a Lazio pouco mais de 7% em apenas alguns dias.
 
Segundo analistas, que também lembram da extrema volatilidade do setor na Bolsa, o crescimento se explica sobretudo pela reavaliação do maior patrimônio de todos os times: o seu plantel. Isso porque eles tomam como base os 222 milhões de euros da venda do brasileiro para os parisienses.
 
E não é apenas porque os clubes podem fazer mais negócios importantes por conta de uma possível venda para o Barcelona repor seu jogador, mas por conta da notável liquidez. Os analistas ainda apontam que, apesar do crescimento médio das equipes entre 3% e 7%, Juve e Borussia tiveram as maiores altas porque podem ser as equipes que venderão algum de seus atletas por um alto valor aos espanhóis.
 
Ousmane, Dembelè e Dybala podem estar entre os substitutos de Neymar e, por conta do alto valor do mercado - a Juve, por exemplo, quer 150 milhões de euros pelo argentino -, os clubes crescem nas Bolsas.
 
Outro cotado, Philippe Coutinho, não consegue destacar o Liverpool por um motivo simples: o time não está na Bolsa.
 
Fonte: ANSA  


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente