Participamos do

Faixa de Gaza terá uma sessão de cinema pela primeira vez em 30 anos

14:49 | Ago. 26, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Centenas de habitantes da Faixa de Gaza poderão ir ao cinema neste sábado, pela primeira vez em mais de 30 anos, mas só poderão fazê-lo por uma noite.

O cinema Samer de Gaza, o mais antigo da Faixa, voltará a abrir suas portas depois de décadas fechado, para uma projeção especial de um filme sobre os palestinos que se encontram nas prisões israelenses.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Governadoo pelo movimento islamita Hamas há de anos, o encrave palestino onde vivem dois milhões de pessoas, só possui esse cinema.

Ghada Salmi, uma das organizadoras do evento, disse à AFP que a projeção deste sábado simboliza os esforços "para voltar a atrair a ideia do cinema em Gaza".

O Gaza Samer foi construído em 1944, mas fechou suas portas nos anos 70. Os demais cinemas fecharam nos anos 80, durante a primeira intifada palestina.

Houve um incêndio em um cinema em 1987, que muitos atribuíram aos islamitas que consideram a sétima arte algo ímpio.

Ironicamente, segundo a história de Gaza escrita pelo francês Jean-Pierre Filiu em 2012, a facção local da Irmandade Muçulmana, da qual saiu o Hamas, deu sua primeira conferência no Samer, no Ano Novo muçulmano, em 1946.

O filme deste sábado, "10 Anos", conta a história dos prisineiros palestinos nos presídios israelenses.

Salmi assegura que não se centra na política e sim nas histórias humanas. Sua exibição foi autorizada pelo Hamas.

A Faixa de Gaza ainda tenta se recuperar de sua última guerra contra Israel, em 2014, na qual morreram mais de 2.000 palestinos e grande parte do território foi destruído.

Gaza também sofre um bloqueio por parte de Israel e sua fronteira como Egito é quase sempre fechada por decisão do governo do Cairo.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente